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Como criar soluções inovadoras para fidelizar e atrair clientes

out 6, 2022 | Gestão

Descubra como inovar com foco no cliente, fazer diferente e melhor do que a concorrência.

 

O Design Thinking vem ganhando cada vez mais espaço no processo criativo para a inovação.

 

É um método que engaja todos os colaboradores através do desafio de solucionar problemas. Isso promove o espírito de cooperação como fator essencial para alcançar objetivos em comum, o que valoriza e motiva a equipe como um todo.

Fases do Design Thinking:

Empatia – a equipe se coloca no lugar dos clientes, analisa pontos positivos e negativos da experiência deles na sua clínica.

Definição – a equipe define todos os processos envolvidos na oferta de produtos e serviços, e se eles geram valor real para os clientes.

Ideação – a equipe começa a pensar em ideias com potencial de serem colocadas em ação para inovar e melhorar a experiência do cliente.

Prototipagem – a equipe cria um plano de ação (protótipo) com as melhores ideias selecionadas.

Teste – a equipe testa e coleta feedback dos clientes para medir os resultados do plano de ação.

Iteração – a equipe estuda o plano de ação com base no feedback dos clientes, a fim de identificar, corrigir e prevenir eventuais falhas, e aprimorar o plano de ação (melhoria contínua).

Para cada fase, podem ser usadas ferramentas como:

  • Brainstorming – juntamos todos num ambiente, livre de preconceitos e de julgamentos, para ouvir todas as ideias e pensamentos sobre um assunto determinado.
  • PDCA – é uma gestão de processos, baseado em 4 eficientes etapas (Plan, Do, Check e Act) ou planejar, fazer, verificar e agir. Nessa metodologia de gerenciamento, usamos esses fatores interligados para aumentar a qualidade continuamente. Identificando erros e agindo apropriadamente, motivando a equipe, aprendendo a administrar as variáveis, competitividade e com base nessas técnicas, prever resultados mais satisfatórios.
  • Análise SWOT – é possível verificar internamente quais os pontos fortes e fracos de um serviço, processo ou no âmbito geral , e verifica externamente quais são as possíveis forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

 Agora é só iniciar a implementação.

Por Dr. Thomas Marzano.

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